terça-feira, 16 de dezembro de 2014

ENTREVISTA COM CIENTISTA- BANDA SURFACE

Trocar uma ideia com o Luis Eduardo, conhecido como Cientista, foi como uma viagem no tempo da cena underground. Relembrar uma época romântica e saudosista, que não existe mais e ter a certeza de que o futuro é de fato, resultado daquilo que semeamos no passado.
Sem uma acepção negativa do termo nostálgico, a banda Surface vive ativa e atuante exatamente por acreditar e amar aquilo que faz. Independente de rótulos, panelas e cenas.
Cientista e a edição mais recente do fanzine MEUS AMIGOS BEBEM MUITO CAFÉ
Criador da Lab Recs, selo importante pra toda cena nacional hardcore, Cientista segue em frente e estará com a banda Surface no próximo dia 20 de Dezembro, em um campeonato de skate no centro de Sampa, ao lado de outros nomes de respeito do rock alternativo nacional como Dead Fish, Dance of Days, Maguerbes, entre outros.
Troquei uma ideia de brother mesmo com ele, sem média, sem patifaria, e posso dizer que foi uma das entrevistas mais legais que já fiz pro zine.
Confira!
Desordem e regresso: 1988
1- Das fitas k7's, zines, movimento Punk de Londrina e primeiros shows aos
dias de hoje. O que passa pela cabeça do Cientista quando pensa em tudo que
já viveu dentro deste rolê undeground? Bate uma nostalgia, cansaço, ou o
melhor ainda está por vir?

CIENTISTA: Tenho boas lembranças sim, é claro. De um tempo em que prestigiavam mais
as bandas underground... Um tempo que se vendiam CDs e assim era possível
produzir outros... Num tempo de amizades mais sinceras ... e por ai vai. Por
outro lado foi uma fase bem sofrida, não tinha emprego fixo, toda grana que
entrava era pra banda, andava a pé pra economizar até a grana do ônibus e
assim mandar umas cartas, estava aprendendo as coisas na prática, e futuro
era uma incógnita ... Hoje sofro os efeitos do tempo, mas tenho um pouco mais
de sabedoria, um emprego, uma casa pra morar e uma família maravilhosa,
mas com as perdas da vida sei que tudo tem um fim. Por isso procurei registrar
em dois DVDs (HARD MONEY “Do it yourself” e SURFACE “Anverso”) um
pouco do que vi e vivi no underground pra que essa história não se perdesse.
Recentemente lancei minha melhor produção e por tudo isso sei que o melhor
momento é agora.

2- Sobre a Surface, hoje você acredita que a banda está em sua melhor forma?
Seria esta a formação definitiva do grupo ? Aproveitando o ensejo, apresente
a banda para os leitores do zine e se já atuaram em outras bandas antes...

CIENTISTA: Em 2015 a SURFACE faz 18 anos e acho que nesse tempo conseguimos criar
um som característico da banda. O processo de produção do CD e do DVD
“Anverso” foi trabalhoso e durou três anos, mas deu uma maior experiência pra
banda e exigiu uma melhora em todos os sentidos. Por isso e pelas qualidades
dos integrantes atuais tenho certeza que estamos em nossa melhor fase. Mas
não podemos achar que é a formação definitiva... Bem que gostaríamos, mas
depende de vários fatores, só o tempo irá dizer.
Movimento Punk em Londrina, década de 80


CIENTISTA: Na Surface desde o começo. Toquei na Desordem e Regresso,
Hard Money, Ted and Beth, Nem Heróis Nem Covardes... , e Merda (em 1990
a 1991, antes da homônima famosa).

DÉBORA: Na Surface desde 2012. Primeira banda.

MIGUEL: Na Surface desde 2006. Vários projetos, a que mais durou foi: Face
It. Além de uma banda que toquei quando morei no México: Gato Ciego.

CLAUDIA: na Surface desde 2013. Primeira banda.

3- O CD/DVD Anverso se mostrou um projeto bem ousado, principalmente por
ser independente. Tive a honra de participar e vi o quanto você não mediu
esforços para fazer este trabalho. Você diria que de todos os CD's da banda,
este é o melhor trabalho já produzido pela Surface? Fale um pouco sobre o
Anverso.

CIENTISTA: Sem dúvida essa é a melhor produção que realizei, fruto de muito trabalho,
investimento e o principal: paixão.
Eu produzo no underground desde 1987, sempre com uma única motivação
“paixão”, acho que cada coisa que fiz ao longo desses anos procurei fazer o
melhor possível e fui acumulando experiências diversas. Além de uma
capacidade muito grande de resolver problemas pra realizar a coisa que mais
amo, que é poder expressar o que sinto e penso; através dos fanzines, das
músicas, do vídeo, enfim de várias formas.
O CD e DVD “Anverso” é o resultado dessa vivência de minha parte e do ótimo
momento da banda, com pessoas que se dispuseram sacrificar um pouco mais
do seu tempo para realizar algo com a melhor qualidade que pudéssemos.
SURFACE HOJE (Créditos: Sandro Branco)
4- Ainda sobre o DVD, como está sendo recebido este trampo em plena era do
MP3 e Downloads? Como adquirir o DVD/CD?


CIENTISTA: Realmente isso minou as frágeis estruturas do cenário underground nacional,
dos poucos selos que ainda existiam sobraram muito poucos. Parece que as
pessoas não entendem que é preciso de grana pra produzir as coisas com
qualidade. Por isso aquelas bandas que ainda não tem o reconhecimento
devido, que não podem contar com um público razoável em seus shows
precisam bancar integralmente suas produções, assim as bandas não duram
muito tempo.





Eu gosto do material físico, do CD, do DVD, da capa , ler o encarte, prestigiar
mesmo a banda, por isso lancei mais um título pela Lab Rec. As vendas
acontecessem sim, mas timidamente e a maioria das pessoas que adquirem é
porque já conhecem / prestigiam meu trabalho há anos, e por incrível que
pareça em nossa cidade (Londrina PR) é um dos lugares que vendo pouco,
infelizmente. Tem várias distribuidoras que tem o SURFACE “Anverso”, mas
que quiser adquirir comigo mesmo será um prazer começar novos contatos.
SURFACE ( Créditos: Sandro Branco)
5- Pela sonoridade da banda que trafega a meu ver facilmente num universo
que varia entre o Hardcore melódico ao Pop Rock sem cerimônias, em todos
estes anos você percebeu algum tipo de boicote ou até mesmo desconfiança
em relação à banda, oriunda de "cenas" ou pessoas que possuem uma visão
mais conservadora, ou por que não dizer, xiita do punk/hardcore? Como você
localiza a Surface dentro deste contexto do que chamamos de punk?

CIENTISTA:Quando tive os primeiros contatos com o Punk em meados da década de 80
sabia que aquilo iria mudar a minha vida, e mudou. Já fui muito radical, o som
tinha que ser podreira, não podia ter “frescura” pra não ser coisa de playboy.
Mas com o tempo fui vendo a importância da diversidade, da importância de
existirem as diferenças e o respeito mútuo. Ainda sou radical com muita coisa e
espero filtrar em minha vida muitas coisas que não concordo, mas se tratando
daquilo que chamamos de CENA acho que é preciso analisar as coisas de
forma mais ampla, sem generalizações. O nosso som é bem melódico, mas
tem bandas mais melódicas que a Surface ... Cada um faz o som que gosta,
também toquei em bandas “mais barulhentas”.
Quando escutei um som de uma coletânea sueca “The Vikings Are Coming”
(1989) conheci uma música da banda RESCUES IN FUTURE chamada: "You
Can Try" e gostei muito da sonoridade, por isso quis ter uma banda com um
som nessa linha. Outra influência incontestável foi do Ramones, além bandas
desse estilo nos anos 90, algumas consagradas como Bad Regilion. Tem
muitas bandas atualmente nessa linha, uma que destaco é RVIVR, mas têm
várias.
Antes a gente tocava junto com bandas Crust, grind, metal, etc, era tudo
underground, mas agora tem até site de moleque (com quase a idade da
banda) que se recusou a resenhar nosso som. Mas eu não ligo pra essas
coisas, sofri tantos perrengues durante essa trajetória que nem perco meu
tempo coisas pequenas como essas, só quero fazer contatos e tocar o máximo
que puder, hehehehe


6- Finalmente teremos a Surface aqui em São Paulo. Passe pra nós toda a
ficha deste show e também as expectativas da banda para a apresentação que
farão aqui na terra da garoa.

CIENTISTA:Já tivemos vários convites de norte ao sul do país e de outros países para
tocarmos, mas as coisas não são tão fáceis como as pessoas pensam. Somos
pessoas normais, trabalhamos, estudamos, temos família, compromissos, etc,
por isso para conseguirmos tocar em algum lugar é preciso que várias coisas
entrem em sincronia. Acho que SP é o lugar que mais tenho contatos, desde o
tempo das cartinhas, e se a maioria deles for ao show será ótimo, hehe.
É um evento de três dias com rock e skate, por isso tem tudo a ver com uma
banda underground e independente como a Surface. Além do show quero
montar uma banquinha da Lab Rec pra ficar fácil do pessoal nos encontrar por
lá.

7- O que esperar da Surface e do Cientista para os próximos anos?

CIENTISTA; Do Cientista aposentadoria? hehehe Planejei muito o CD/DVD Anverso e durante a produção foi preciso uma superação atrás da outra pra conseguirmos realizar esse projeto. No momento queremos divulgá-lo ao máximo e tocar.

8- Já ia me esquecendo. Quanto a icônica série de coletâneas denominadas
HC Scene, você mantém contato com as bandas que foram lançadas nestes
CDs? A Lab Records têm pretensões de lançar outros volumes da HC Scene?

CIENTISTA: Fiz vários amigos e aprendi muito graças aos HC Scene, têm pessoas que
temos contato até hoje. Sim, gostaria muito de lançar mais uma edição, a de
número 8, mas tenho receio de não conseguir um número de bandas mínimo
pra realizar um projeto como esse.

9- Aliás, me diga: por que Cientista? 

CIENTISTA: Realmente sou cientista, formei-me em Ciências Sociais pela UEL em 1994. Mas o apelido vem das perguntas engraçadinhas que eu fazia na escola, na época de ensino médio. Como já me chamaram de coisas pior deixei o apelido de Cientista pegar. Na juventude eu era muito atuante no questionamento social e nas ações diretas e com o apelido me expunha menos. Com o tempo marcou minha vida e acho que a maioria das pessoas me conhecem mais pelo apelido.espero que tenha sido claro.


10- Acho que era isso. Estamos ansiosos pelo show de vocês e quero agradecer
pela atenção e pelo apoio de sempre Cientista, você é uma pessoa inspiradora
para todos que mantém a chama do d.i.y acesa. Encerre como quiser e até
logo =) Te vejo no show!

CIENTISTA: Agradeço a todos que leram essa entrevista e a você por nossa amizade ao
longo do tempo. Espero rever vários amigos e nos divertimos muito nesse
show.
SHOW EM SP DIA 20- 15 HORAS, GRÁTIS
Fan Page Surface

Nenhum comentário:

Postar um comentário

você ja bebeu seu café hoje?